quarta-feira, 27 de julho de 2016

Esterilização e castração: sim, ou não?

Esta é uma dúvida que muitos donos de cachorros e gatinhos têm mais cedo ou mais tarde, acerca da necessidade de castrar/esterilizar o seu novo animal de estimação. É com o objectivo de informar, que respondemos a algumas das questões que nos são colocadas mais frequentemente.


O que é exactamente a esterilização de uma cadela/gata?
A esterilização, é um procedimento cirúrgico que exige anestesia geral e que deve ser realizado num meio dedicado com as melhores condições de higiene, recorrendo a material esterilizado, e que consiste na remoção do útero e dos ovários (ovário-histerectomia) ou apenas dos ovários (ovariectomia).

Em que altura é que normalmente é realizada a esterilização?
A esterilização de uma cadela/gatinha é realizada normalmente entre os 6-8 meses de vida.

É obrigatória a esterilização?
Em cadelas de raças potencialmente perigosas, sim, caso não tenha LOP. Em todos os outros animais, a esterilização não é obrigatória mas está recomendada por variados motivos.

Que vantagens é que eu tenho em proceder à esterilização?
Tem imensas vantagens: evita a maçada de vir a ter ninhadas indesejadas, evita todos os transtornos de ter uma cadela ou uma gata com o cio, elimina a possibilidade de ela vir a desenvolver uma infecção uterina e neoplasias no aparelho reprodutor. Se se proceder à esterilização antes do primeiro cio, diminui tremendamente a probabilidade de a cadelita/gatinha vir alguma vez a desenvolver tumores mamários. Há ainda outras situações (como a de cadelas/gatas com diabetes, ou com alergias) em que a esterilização ajuda a estabilizar uma doença, por haver menor flutuação da concentração de determinadas hormonas. 

Como é que se resolve uma infecção uterina?
Normalmente, com a esterilização cirúrgica, antibióticos e muitos outros medicamentos. A cirurgia numa paciente com infecção é frequentemente mais arriscada do que numa paciente saudável.

Sempre ouvi dizer que as cadelas e gatas deviam ter pelo menos uma ninhada para serem saudáveis. É verdade?
Não, isso não é verdade, nem tem qualquer fundamento científico. O único motivo válido para não esterilizar a sua cadela/gata, é se pretender que ela se reproduza intencionalmente. Caso não tenha essa intenção, e não pretenda fazer criação, evita com a cirurgia uma série de problemas e  de despesas futuras totalmente desnecessárias.

O que é que afecta o custo final da cirurgia?
Por norma é realizada uma consulta pré-cirúrgica, análises sanguíneas pré-anestésicas, e eventualmente um electrocardiograma. Habitualmente são utilizados anestésicos injectáveis para induzir a anestesia, que é mantida com anestésicos voláteis (inalados). É fundamental realizar uma boa analgesia para garantir que a paciente não sente dores nem durante o procedimento, nem no pós-operatório. Mais importante do que o custo do procedimento, é a garantia de que são tomadas todas as precauções para tornar o procedimento o mais seguro possível.

A anestesia é segura?
Não há ninguém que possa afirmar que alguma anestesia seja 100% segura, e é por esse mesmo motivo que idealmente se fazem exames e análises para garantir que o paciente tem condições de saúde para ser anestesiado. Deve ser frisado que a probabilidade de uma paciente saudável falecer durante uma cirurgia de rotina, é próxima dos 0%. É para se garantir que a paciente está saudável que se fazem exames.

A cirurgia é complicada?
A experiência torna os procedimentos mais simples. Uma esterilização é uma cirurgia de "barriga aberta". É uma cirurgia frequente, mas não é uma cirurgia menor.

Que cuidados é que eu devo ter no pós-operatório?
Deve procurar garantir que a paciente está num meio calmo, sem grandes agitações durante cerca de 7 dias. Se vir a sua amiga "patuda" muito quieta, a tremer, ou com pouco apetite, é possível que ela tenha dores - mencione esse facto ao veterinário. Animais diferentes respondem aos medicamentos de maneira diferente, e uma dose de analgésico adequada para uma cadela, pode ser insuficiente para outra de outra raça. Nesta fase, a comunicação entre o veterinário e o dono são essenciais. Normalmente o penso é revisto e mudado ao fim de 48 horas, e os pontos são removidos em 8-10 dias.

A esterilização tem alguma consequência menos agradável?
Cadelas e gatas esterilizadas têm tendência para engordar, e por esse motivo devem passar a comer comida para esterilizadas, que tem menos calorias. Basicamente elas ficam com mais apetite, mas tentamos garantir que não engordam. É uma situação que se consegue facilmente contornar com alguma disciplina.

Em que consiste a castração de um cão/gato?
É um procedimento cirúrgico em que é feita a remoção dos testículos, sob anestesia geral, num meio dedicado com as adequadas condições de higiene, e recorrendo a material esterilizado.

Em que altura é realizada a castração?
Normalmente é realizada a partir dos 6 meses de idade.

É obrigatório castrar um animal?
Sim, mas apenas em cães de raças potencialmente perigosas, se não tiver LOP.

Quais são as vantagens em castrar um animal?
Evita ninhadas indesejadas, evita lutas territoriais entre machos (sobretudo entre gatos, mas também nos cães), previne inúmeras patologias prostáticas, e neoplasias testiculares, que são mais comuns na 3ª idade. No caso dos gatos, a castração tem outra vantagem muito importante: evitar que ele lhe marque a casa com urina!

E quais são as desvantagens?
A principal desvantagem é mais uma vez, um aumento da tendência para a obesidade, que pode ser controlada com o recurso a dietas para cães castrados. 

Resumindo e concluindo, eu devo esterilizar/castrar?
Sim, excepto se pretender fazer criação. A esterilização/castração evita uma série de patologias, que cujo tratamento passa quase invariavelmente pela cirurgia. Por outras palavras, se não esterilizar aos 6 meses, pode vir a ter de esterilizar aos 12 anos, em condições provavelmente mais arriscadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário